terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Quem foi Perls?

Friederich Salomon Perls, nascido em Berlim, 8 de Julho de 1893 e falecido em Chicago, 14 de Maio de 1970 era um psicanalista de origem judaica e emigrou na década de 40 para a África do Sul devido a ascensão do nazismo.
Após algum tempo mudou-se para os Estados Unidos, onde desenvolveu a abordagem da psicologia chamada a Gestalt-Terapia. (É importante salientar que Gestalt e Gestalt-Terapia são conceitos diferentes).
A Gestalt-Terapia tem como base de sua teoria grande fundamentação filosófica, tendo buscado do existencialismo de Sartre a idéia de que o homem é o principal responsável por suas escolhas e pela forma como conduz sua vida. No Existencialismo, a idéia que fundamenta a Gestalt-Terapia é a de acreditar que o homem é e existe como principal norteador de sua própria existência, ou no plano terapêutico, o cliente é responsável por sua vida e por sua existência como indivíduo, não aceitando atribuir "culpas" a passados deterministas. Somos o que escolhemos ser. Na Fenomenologia a Gestalt-Terapia parte para seu método de ação, impedindo que o terapêuta seja juíz de seu cliente, observando-o como um ser no mundo, individual, único sem usar de pré-conceitos ou pré-julgamentos.

Nenhum comentário: